12 de novembro de 2015

AS CORES NA COMUNICAÇÃO VISUAL PARTE 4

As cores nos softwares gráficos

Os principais softwares gráficos do mercado permitem trabalhar com as três dimensões da cor: cor-luz, cor-pigmento e cor-pigmento transparente.

Os monitores, como já vimos, funcionam com o padrão cor-luz, RGB. Para poder manipular os outros dois padrões, os softwares fazem uma "tradução", convertendo estes padrões para o RGB.

Isto é, quando você trabalha com o padrão CMYK, por exemplo, o software gráfico converte os valores das cores para mostrá-los, aproximadamente, no monitor RGB. As cores vistas não serão exatamente como serão impressas, pois, como vimos, a tríade de primárias de um processo cromático é completamente diferente da do outro.

Abaixo, vemos a paleta de cores RGB do software gráfico Corel Draw™. As paletas dos outros softwares gráficos são similares. Observe que os valores de cada cor (R,G,B) variam em um número inteiro de 0 a 255 (indicado, na ilustração, pelo nº 2). Se multiplicarmos 255x255x255, obteremos o valor de 16.581.375 de cores possíveis no monitor. A cor mostrada abaixo é o vermelho, com o respectivo valor de R em 255, e os valores de G e B em 0.

Nas duas paletas mostradas abaixo, por outro lado, temos as outras duas cores em sua máxima intensidade. Na paleta nº 1, temos o valor de G em 255 e os valores de R e B em 0. Na paleta nº 2, o valor de B é 255 e os valores de R e G em 0.
http://www.auladearte.com.br/lingg_visual/images/introducaoa-cor-0047.pn



Abaixo, nós vemos as três cores-luz secundárias, produzidas na paleta RGB. O amarelo é uma mistura de 255 de R e 255 de G (nº 1). O violeta é uma mistura de 255 de R e 255 de B (nº 2). O ciano é uma mistura de 255 de G e 255 de B (nº 3).



Por outro lado, na paleta nº 1, abaixo, as três cores estão com valor de 255 e observamos que a cor resultante é o branco. Aqui, nós somamos as três cores-luz primárias em sua máxima intensidade, R 255 + G 255 + B 255. Por isso, o resultado é o branco. Se os valores fossem 0, como na paleta nº 2, nós teríamos o preto.



Se alterarmos os valores de RGB de modo idêntico, obteremos uma variação de 253 tons de cinza diferentes. Lembre-se, o valor de 0x0x0 é preto e o valor de 255x255x255 é o branco. Na paleta nº 1, abaixo, vemos um cinza escuro, com os valores de R 50 x G 50 x B 50. Já na paleta nº 2, os valores são de 125x125x125 e o cinza é um tom mais claro. A paleta nº 3, por fim, tem os valores idênticos de 200, resultando no tom de cinza mais luminoso.

Resumindo o que mostramos até agora, como vemos na ilustração abaixo, na fileira nº 1, uma cor torna-se mais escura quando diminuimos o seu valor de 255 (cor pura) para valores menores. Devemos manter os outros dois valores (no caso, G e B) em 0.

Para tornar uma cor mais clara, como vemos na fileira nº 2, nós devemos manter o valor principal da cor inalterado, variando os outros dois valores de modo idêntico.

Entretanto, para variar a saturação de uma cor, como vemos nas fileiras nº 3 e nº 4, nós devemos variar os três valores RGB. O valor principal da cor deve diminuir enquanto os outros dois valores devem elevar-se, por igual. Quando os três valores estiverem iguais, então teremos um cinza.

Por fim, para obter-se apenas tons de cinza, devemos variar por igual os três valores de RGB, como vemos nas fileiras nº 5 e nº 6.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!