10 de janeiro de 2013

VITIMISMO


Vitimismo é um comportamento infantil aprendido na infância e mantido depois de adulto que caracteriza uma personalidade que tende a considerar-se como uma vítima das ações negativas de outros. Pensa, fala e age como se fosse esse o caso - mesmo com ausência de clara evidência. Pensamento egocêntrico ao extremo.

Vitimismo é um aspecto em que as pessoas negativas focam no problema (se houver) ao contrário da busca de soluções, dificultando a solução, criando conflitos desnecessários. A mentalidade de vítima pode manifestar-se em uma série de comportamentos diferentes ou maneiras de pensar e se expressar, do tipo:

Culpar terceiros por uma situação que ela mesma criou, mas não deseja admitir.
Falta responsabilidade em assumir seus atos, esperando sempre que alguém o faça por ela.
Sente profunda pena de si provocando um sentimento de piedade do outro. Não se dáao trabalho “sujo” (todo trabalho é sujo, inferior e não condiz com seu status)

Mentem com muita facilidade sobre tudo. Pessoas com mentalidade de vítima desenvolvem argumentos convincentes e sofisticados em apoio a suas ideias e acreditam tanto nisso que podem até convencer um público ingênuo. Estão sempre na defensiva. Rejeita sugestões ou críticas construtivas. São incapazes ou relutantes em considerar o ponto de vista de outras pessoas. Subestima ou influência uma determinada situação.

A mentalidade de vítima pode ser refletida por marcadores linguísticos. Tende a dividir as pessoas em rótulos como "bandidos", falsos, aproveitadores, invejosos.
...

O vitimismo leva a Insatisfação com tudo que o cerca e definitivamente negligente com suas responsabilidades se coloca ainda mais para baixo do que os outros supostamente o fazem, para ganhar apoio e aliados, dos que pensam como ele, o que não é uma tarefa difícil. Não corre riscos para não ser responsabilizado ou descoberta sua verdadeira intenção, a de manipular o ambiente a seu bel prazer como uma criança de 3 anos querendo atenção.

Laura Botelho
Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!