1 de maio de 2012

O TRABALHO SOBRE SI MESMO

Qualquer Escola de Sabedoria, Tradição de Conhecimento ou método de evolução pessoal, antigo ou moderno, só terá sucesso se colocar como principal meta inicial dos seus esforços, o trabalho com o ego. Poderemos ser brilhantes intelectualmente, ter os melhores insights, as idéias mais inovadoras; ter acesso aos segredos mais bem guardados e às práticas mais secretas mas, se não trabalharmos nosso ego, pouco ou nada acontecerá.

E o que queremos dizer com “trabalhar o nosso ego”?

Num primeiro momento significa saber quem somos nós. Colocar nossos esforços para descobrir quem realmente somos, como “funcionamos” habitualmente, como respondemos aos estímulos no nosso dia a dia. Nesse trabalho teremos que desenvolver a qualidade da ATENÇÃO.
Em seguida, significa buscar saber quem nós queremos ser. Olhar profundamente dentro de nós mesmos para descobrirmos quem nós gostaríamos de ser. E aqui desenvolvemos o que chamamos de SINCERIDADE, pois não podemos enganar a nós mesmos.
E num terceiro momento, significa experimentar, vivenciar esse ser que nós queremos ser. E aqui teremos que desenvolver nossa VONTADE.

O desenvolvimento dos três atributos maiores: Atenção, Sinceridade e Vontade, leva ao amadurecimento paralelo de um quarto: a RESPONSABILIDADE, que modula a expressão das potencialidades adquiridas com a prática dos outros três.
A esse conjunto de passos, que são sempre desenvolvidos simultaneamente, nós chamamos de “Trabalho sobre si mesmo”: uma atitude sistemática de se estudar e se desenvolver voluntariamente, levados pela nossa vontade e não apenas esperando nossa lenta evolução natural.

O TRABALHO SOBRE SI MESMO implica, portanto, numa constante atitude de investigação, avaliação e de tomada de decisões acerca de si mesmo, com o objetivo de “evoluirmos conscientemente”, criando seres humanos responsáveis.

Mas, pouco ou nada acontecerá se, nesse processo, não trouxermos nosso ego para o centro das atenções, não para louvá-lo, mas para conhecê-lo primeiro, e depois, transformá-lo. E não seremos capazes de transformar nossos egos se, antes, não soubermos como se expressa em nós seu principal alimento: o medo.
Assim, nenhuma metodologia de evolução pessoal terá sucesso se não colocar como foco principal dos seus esforços o trabalho sobre o ego e o conhecimento claro e profundo dos seus medos. Só então as verdadeiras transformações poderão começar a acontecer.
O propósito do Instituto Ser Humano é o de auxiliar cada um de nós a realizar essa difícil e fascinante tarefa num ambiente tranquilo, seguro e cercados por companheiros de trabalho que nos apoiarão e que apoiaremos, se necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!