30 de maio de 2012

O BARCO DA VIDA E O PORÃO DE SI MESMO


"Todo barco que afunde no abismo do oceano tem sua totalidade invadida pela água, água que antes era estrada sem rumo, onde pairava o mesmo, a destino certo sem horizonte. Horizonte azul, bússola ao norte e uma certeza de terra firme apenas ao vislumbrá-la. O sujeito afunda em seu mar de sofrimento a qualquer vento que o balançar, erguem-se as velas, ligam-se os motores, aciona os barcos e nos últimos casos aceita como regra as profundezas pacificas do sofrimento. 
 
Ser navegante no caminho da vida é remar sobre águas incertas, seguir o norte da bússola, mesmo não tendo ao alcance dos olhos a praia, ou seja, é viver desejando. Desejo fundado pela falta. Falta vivida no horizonte onde a certeza está apenas no fundo do oceano, quando o casco ali bater se deixarmos o barco afundar, pois ali em baixo, poucos metros ou quilômetros os fazem crer no certo da chegada, que seja este o fundo do oceano, o suicídio do navegante ou a morte do desejo.


Como viver nos tempos de hoje, em pleno vapor do capitalismo selvagem, da tirania da praticidade e indústria da felicidade? Promessas se amontoam nos convés da humanidade. O tempo passa depressa para quem não tem tempo para se apressar no que lhe causa. A satisfação das necessidades secundárias aos montes nos tiram o tempo de olharmos a nossas entranhas, esvaziar o porão do inconsciente e calcular o prejuízo das tempestades. O autoconhecimento aparece como um barco salva vidas no meio do oceano gelado apontando uma lanterna ao sujeito escondido no porão da embarcação. Lança luz a seus excessos de carga a afundar o navio. Aos que preferem ainda assim os excessos, os corais estão cada vez mais próximos. Conheça-te a ti mesmo hoje, siga a luz do farol da consciência, pois, após a tempestade, uma ilha se abrirá no horizonte trazendo a possibilidade de nos libertar dos afeiçoados ao porão de nós mesmos."



Roverson F. Costa - "O analista Itinerante"

Fonte

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

MAIS INFORMAÇÕES


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.”

Brihadaranyaka Upanishad

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.

Transforme-se em ti mesmo e descubra quem você é.
Seja LUZ !!!

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR

DEIXE A TUA LUZ BRILHAR
Desperte para a regeneração da alma e do próprio corpo físico, começando por se desintoxicar daquilo que desequilibra a tua saúde física. Depure e purifique teus pensamentos, olhando mais para o Sol da verdade, do que para as nuvens da ignorância. Quem se faz luz não teme a escuridão, nem nevoeiros passageiros. Sabe que tudo que não for essencialmente divino, passa e se transmuta. Sendo assim, transmute-se!